"FÉ, CORAGEM E O CHAMADO EM VIVER DE MISSÕES"

VIVER OU MORRER EM MISSÕES!!!

28 de Maio Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher



Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher





Hoje, dia 28 de maio, é comemorado o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher. A data foi criada em 1984, no IV Encontro Internacional Mulher e Saúde, na Holanda. Já em 1987, no V Encontro Internacional Mulher e Saúde, a Rede de Saúde das Mulheres Latino-Americanas e do Caribe sugeriu que todos os anos, no dia 28 de maio, um problema de saúde feminino fosse escolhido para que se criassem medidas políticas de controle a ele. No Brasil, no ano de 1988, foi decretado que este dia seria também o Dia Nacional de Redução da Morte Materna. 

É muito importante que toda mulher zele pela sua saúde. Antes de ser mãe, esposa, dona-de-casa, empresária ou o que quer que seja, ela é uma mulher, que precisa de cuidados. Por isso, visitar o médico regularmente é fundamental para amanutenção da boa saúde. Duas doenças com as quais deve-se ter muito cuidado são o câncer de mama e o câncer de colo de útero que, quanto antes forem diagnosticados, maiores as chances de cura da paciente. Segundo o INCA, pelo menos um terço dos casos novos poderiam ser prevenidos. E só o câncer de mama gera 49 mil novas vítimas por ano.

Se você tem 40 anos ou mais, realize o exame clínico das mamas anualmente. Se tiver de 50 a 60 anos, realize também a mamografia a cada dois anos. Esses exames são recomendados mesmo que você não perceba nenhum sintoma, pois só através deles é possível ter a segurança de que nada está anormal. Se sua mãe, irmã ou filha teve câncer de mama antes dos 50 anos de idade, as chances de você desenvolver a doença são maiores. Quem já teve câncer em uma das mamas ou câncer de ovário, em qualquer idade, também deve ficar atenta. Nesses casos, o exame clínico das mamas deve ser realizado anualmente a partir dos 35 anos de idade. Faça diariamente o exame de toque das mamas, apalpando-as em torno dos mamilos e, caso sinta algo de errado, visite o mais rápido possível ummastologista.

Outra medida importante para a saúde de toda mulher é freqüentar um bomginecologista, que é o médico responsável pela saúde íntima e dos órgãos reprodutores. Ele também acompanha a gestação de mulheres grávidas, oferecendo atenção e cuidados necessários para uma gravidez saudável, tranquila e segura. Na hora do parto, procure um obstetra de confiança. Além disso, manter uma alimentação saudável e equilibrada, não fumar ou beber em excesso e fazer exercícios físicos são três medidas importantíssimas para a saúde.

Mulheres, cuidem-se!



0 comentários :

Redes Sociais

Deixe seu Comentário

AS POSTAGENS MAIS LIDAS

Onde Você Está???

Locations of Site Visitors