"FÉ, CORAGEM E O CHAMADO EM VIVER DE MISSÕES"

VIVER OU MORRER EM MISSÕES!!!

Entrevista com Missionária Ivone Karkle - Chile

Recentemente o CM entrevistou o Diretor Executivo do Projeto
Centro de Alegria –
Chile pastor Teófilo Karkle. Hoje vamos entrevistar  a missionária e também esposa do pastor Karkle Ivone Karkle.
CM - Ivone, em qual cidade você residia no Brasil?
Olá irmã Vilma, fico honrada em poder responder  a sua entrevista em seu blog­, e assim dar a conhecer aos nossos irmãos blogueiros em Cristo o nosso trabalho ministerial aqui nos Andes Chilenos, especificamente na cidade de Santiago do Chile.
Bom, respondendo a sua pregunta nos últimos 6 meses que estava me preparando para vir ao Chile, eu estava vivendo na cidade de Joinville SC, na qual  vivi por mais de 20 anos,  mais  tenho uma  trajetória de vivência  em várias cidades de nosso Brasil, só para você saber nasci em Blumenau  uma linda cidade germânica  e com 2 anos meus pais voltaram a viver em Lages região serrana de SC, na qual morei até os meus 16 anos, onde meu pai resolveu mudar para Joinville uma Bela cidade germânica  onde é conhecida como a cidade das Flores e das bicicletas, ali fiquei por mais de 20 anos, .  Mais nesse espaço de tempo, vivi  em Bauru interior de SP, onde na  cidade de Bauru eu tive uma experiência sobrenatural , um fenômeno de vida que vou explicar em outro relato, vivi  também em Curitiba PR , e também  em Petrópolis RJ,  depois desse tempo voltei a SC em  Joinville …
Hoje creio que essas  mudanças  de cidades e lugares  já era uma preparação da parte de DEUS para mais tarde me tornar  essa  MUJER MISIONERA que sou hoje,  pois são 6 cidades no Brasil, e agora estou em outro país que é o Chile e na cidade atual que estou hoje que é Santiago, que dá um total de 7 lugares.  Sei que nisso tudo tem o propósito de Deus que já estava tudo determinado para minha vida…
“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu...”Eclesiastes 3:1
 CM – Você sempre teve chamado missionário?
Para te explicar,  queria te dizer que se a 5 anos atrás alguém chega-se a me dizer que em novembro de 2011 eu viria ao Chile como mulher missionária, eu iria rir dizendo que isso era uma loucura e que jamais poderia ser isso real. Pois nunca pensei em ser uma missionária em Terras Andinas ou em qualquer lugar, mais Deus gosta de fazer surpresas em nossas decisões. Pois o querer do Senhor é diferente do nosso querer. Mais agora posso te dizer sinceramente que no fundo sempre tive um chamado para missões, só que não conseguia entender o que era esse sentimento que ardia em meu coração, essa busca que procurava, estava sempre clamando por encontrar a direção de fazer mais para Deus, de ter essa real intimidade com o Pai e assim  um dia começar a fazer a obra missionária, e poder levar ao conhecimento das pessoas quem é JESUS, e qual foi o preço que Ele pagou por nossa vida e nossos pecados, e o que temos que fazer, é somente reconhece-lo como nosso Salvador, para que um dia possamos estar junto a Ele na Glória, isso para minha vida não tem dinheiro que pague, é o mais lindo que podia ter acontecido em mina vida.  E  quando o Senhor nosso Deus,  falou diretamente comigo em Deuteronômio  por duas vezes seguidas em diferentes lugares, eu simplesmente disse a Ele.
“EIS ME AQUÍ Ó SENHOR, ESTOU PRONTA PARA IR, ENVIA-ME…”
“Porque passareis o Jordão para entrardes a possuir a terra, que vos dá o SENHOR vosso Deus; e a possuireis, e nela habitareis…”  Deuteronômio 11:31
"Porque o SENHOR teu Deus te põe numa boa terra, terra de ribeiros de águas, de fontes, e de mananciais, que saem dos vales e das montanhas; Terra de trigo e cevada, e de vides e figueiras, e romeiras; terra de oliveiras, de azeite e mel. Terra em que comerás o pão sem escassez, e nada te faltará nela; terra cujas pedras são ferro, e de cujos montes tu cavarás o cobre. Quando, pois, tiveres comido, e fores farto, louvarás ao SENHOR teu Deus pela boa terra que te deu..." Deuteronômio 8:7-10
CM- Não ficou apreensiva  quando seu esposo decidiu voltar para o Chile mesmo não tendo o suporte de nenhuma igreja no Brasil?
Para ser sincera,  nunca fiquei apreensiva não, porque Deus vinha falando comigo nos últimos 2 anos, e eu sempre dizia a meu esposo. Porque você não volta ao Chile Teófilo.  E um dia disse a meu esposo,  sabe o que Deus está me dizendo agora?  Que você nunca deveria ter saído do Chile, porque o seu trabalho lá ficou inacabado. O diabo se levantou do inferno para te destruir no Chile, ele  fez tudo para acabar contigo, mexeu em sua vida, em suas finanças em seu trabalho ministerial, em todas as áreas, abalou tudo em sua vida para você ser envergonhado, para que você desisti-se de tudo naquela terra. Assim como ele fez com Jó, ele fez com sua vida, tirou tudo de você, quase te matou, mais Deus segurou sua vida para que satanás não mais te feri-se. E agora o Senhor quer que você volte, para terminar o que você deixou inacabado.  Ent­ão eu digo que o nosso suporte é de DEUS, se Ele mandou IR, é porque Ele mesmo vai providenciar o suporte necessário que falta. Eu sempre digo a meu esposo, confie em DEUS, porque Ele está no controle de tudo e vai prover o que necessitamos em nosso ministério  Porque o nosso socorro não e de homens e de nenhuma placa de igreja, mais sim de Nosso Deus.
DEUS É FIEL…
 "Porque o Senhor DEUS me ajuda, assim não me confundo; por isso pus o meu rosto como um seixo,
 porque sei que não serei envergonhado..." Isaías 50:7
CM- Quais foram suas primeiras impressões do Chile?
Foram tantas rsrsrsrs… aqui poderia falar um pouco da minha viagem e também da chegada, né. Bom a viagem levou quase 3 dias para chegar aquí, mais como foi  em um ônibus leito da Cruzeiro del Norte uma empresa da Argentina, a viagem foi super tranquila, as paisagens lindíssimas  uma coisa curiosa as vias da BR sempre retas e planas, a Argentina e muito linda também.  E por uma região que passamos era km e km de plantações de gira-sol, uma bela visão, nunca mais vou esquecer do que os meus olhos viram, era como se Deus estive-se me recebendo com km e km de flores de gira-sol me dando o bem vindo ao meu chamado, ao meu Ide, a minha obediência, e nesse momento chorei muito e agradeci a Deus em oração, agradeci a Deus por essa nova etapa de minha vida. Estou imensamente feliz por ter dito sim ao meu chamado, e apesar das lutas e provas, posso dizer que Deus tem me dado forças para suportar todas as provações que aparecem.  Pois sei que lutas terei ainda para enfrentar, mais também sei que vitórias vou ter para testemunhar e assim glorificar cada vez  mais o nome do nosso Senhor Jesus.
"Louvar-te-ei, Senhor Deus meu, com todo o meu coração, e glorificarei o teu nome para sempre..."
Salmos 86:12
E quanto a impressão do Chile a que tenho, são muitas,  ele é um país plano, o que rodeia ele são as cordilheiras, mais aqui em baixo e tudo reto, é incrível mesmo, é como se eu estivesse em um filme daqueles tipo que a gente assiste vendo a  Europa, árvores gigantes, retas  e compridas, a vegetação é rasteira, o clima é seco, a umidade do ar  é baixa,  ou seja tudo seca rápido, no verão uma roupa seca em 1 hora ao sol, quase não se sente o suor escorrendo como no Brasil, tem milhares de cachorros soltos pelas ruas,  em toda a parte você os vê, as casa são mistas tipo chalés e geminadas, algumas pequenas outras grandes depende do lugar que estão, o centro de Santiago com suas construções faraônicas e seus metros subterrâneos  tudo muito bonito, na realidade aquí tem dois extremos a riqueza e a pobreza, como em uma grande metrópole  existe vários problemas, o bom e o ruim ou o bem e o mal…
CM- Qual sua maior dificuldade de adaptação nesse país desconhecido para você?
Adaptação… o nome já diz algo por si só, as dificuldades foi mesmo o idioma  pela dificuldade de seu significado que parece uma coisa mais o significado é outro, até memorizar tudo leva mesmo um tempo, pois estou aprendendo ainda, tem palavras que ainda sigo perguntando ao meu esposo o que significa, creio que ainda isso vá ocorrer por mais um tempo, até estar bem familiarizada com o espanhol. E outro tipo de adaptação e a comida mesmo, é muito diferente da nossa alimentação   nosso preparo e muito mais nutritivo e saboroso, aquí tem coisas gostosas, mais não tem o mesmo sabor da comida brasileira, e depois não encontra-se para comprar algumas coisas que se tem no Brasil e aquí o povo nem conhece, como a farinha de mandioca, o aipim, maracujá, mamão, goiaba e outras coisas mais, e quando se encontra e caríssimo  vendido a preço de ouro.   Como foi o caso do aipim, que na semana passada encontramos em uma verdureira de uma  peruana ao preço de 8,90 reais o quilo   Mais tudo isso vamos superando,  assim vamos fazendo um jejum forçado até o dia que vamos ao Brasil visitar os parentes e amigos, então vamos matar a saudades de nossa comida brasileira, que é a mais gostosa do planeta… hehehehehe... A outra adaptação foi o lugar onde estamos vivendo é um lugar perigoso que está muito próximo de uma favela que é uma verdadeira  cracolândia a céu aberto, mais Deus tem me protegido e me ensinado a viver aqui, pois a igreja que estamos ajudando está dentro desta favela, os drogados dizem ao meu esposo pastor hoje eu escutei sua palavra Deus é meu amigo e vocês também, assim seguimos crendo que o Senhor está mexendo com este povo. Deus é Sobrenatural em sua maneira de tocar os aflitos...
CM-Como é ser missionária no Chile?
Bom ser missionária em uma terra estranha, diferente da nossa terra, como outra cultura sempre é diferente mesmo,  no começo achei que seria muito difícil, mais depois fui vendo que o povo chileno é muito sofrido, muito carente, com grandes necessidades, aquí tem muito luto,  muita dor, muita perda,  muita depressão, devido aos terremotos, como o último terremo forte de fevereiro de 2010 que derrubou milhares de casas e igrejas, e onde houve mais de 700 mortes e milhares de feridos, então isso assusta mesmo saber que a qualquer hora pode acontecer um terremoto ou tsunami e destruir muita coisa, quando em abril e maio já senti  3 tremores de grande magnitude senti muito medo, mais sempre confiando minha vida a Deus. Aqui também tem o fator da neve  e  do frio que castiga muito o povo no inverno.   Então são tantas tragédias  aquí nesta nação, que eu achei que seria muito difícil ser missionária no Chile, mais até agora estou conseguindo superar as diferenças culturais e sociais, pois Deus tem me dado graça e sabedoria para lidar com diferentes situações, pois o povo está carente de atenção, carinho, oração, e isso eu tenho para oferecer  e dar a eles.  Pois foi para isso que DEUS me mandou vir a essa terra, e meu chamado eu ouvi e obedeci, e aquí estou para fazer tudo que está ao meu alcance, pois confio em Deus e sei que a cada dia ele me capacitará  mais e mais nesta obra grandiosa, que é levar consolo e liberdade aos cativos e aflitos  de coração constrito…”
"O Espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;  “A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado.”
Isaías 61:1-3
CM-Existe muita cobrança por você ser esposa de pastor?
Isso é uma coisa que eu posso dizer de coração cheio de alegria, não houve e nunca haverá cobrança aquí onde estamos, pois o povo chileno é muito amável e carinhoso, me tratam com  grande respeito e tem por mim um grande amor, me chamam de minha pastora , de minha pastorita que aquí quer dizer que sou uma pastora que lhes dá carinho e atenção é uma forma linda de carinho da parte deles também, me chamam de minha pastora amiga, me dizem que me amam, me abraçam me beijam me trazem  (regalos) presentes, dizem que sou alta, que tenho os olhos verdes, dizem que meus olhos são lindos e  que sou a pastora deles e a missionária e pastora  mais bonita das  mulheres  que eles conheceram, rsrsrs bom aquí eles nunca tinham recebido outra missionária que tenha vindo de outro país mesmo, hehehehe, e querem saber se venho dos Estados Unidos ou da Argentina ou se vim do Brasil...é como se eu fosse uma novidade para eles, gostam de ouvir eu falar dizem que minha voz é linda e doce, bom sou suspeita em dizer isso, só mesmo ouvindo esse povo que eu aprendi a amar falando de mim, e também querem aprender o português  querem que eu os ensina a falar meu idioma. Dizem assim, ó pastora ó eu sei dizer  “tudo bemmm”, rsrsrsrs  porque aquí se diz “todo bien”.
E com esse carinho todo não existe cobrança por parte de meus hermanos e amigos chilenos, pois acima de tudo eles me respeitam e me amam…Só Deus faz destas coisas, né…
CM-Como você lida com a saudade de sua pátria,sua família e amigas que deixou para trás?
Agora que olho para trás vejo que a saudades é algo forte e que mexe mesmo com o ser humano, mais por tudo isso agradeço a Deus por Ele ser minha Fortaleza e porque realmente fui chamada ao IR de ter com as nações, e disse sim ao IDE, porque somente Deus nos capacita e nos fortalece nessa jornada do IR fazer missões, e se não fosse por amor a JESUS, acho que a essa hora já teria voltado mesmo ao colo de meus familiares, mãe,  filhos, irmãos.  Mais Deus em sua misericordiosa sabedoria  deu inteligência ao homem de criar o computador e a conexão da internet, esse aparelho tão espetacular que une países, cidades e o mundo  inteiro em um só clik que nós aproxima de nossos familiares queridos e amigas, assim eu consigo amenizar a saudades por mais um dia e por mais um dia sucessivamente, até o dia de estar frente a frente com cada um deles, dando um grande e demorado abraço e beijando a todos…
”Louvem ao SENHOR pela sua bondade, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens.
Salmos 107:8
“Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou.” Efésios 2:4
 CM-Algum arrependimento?
Como já disse Deus é misericordioso em sua bondade, e tem nos dado tudo que necessitamos  nesta nação nem tem faltado nem sobrado  tem sim lágrimas e dor a gente sofre mais mesmo assim eu te digo então que meu único arrependimento é não ter começado a mais tempo, mais vejo que sempre há um tempo determinado  para todo o começo, e essa foi a hora mais bela a etapa mais linda de minha vida para começar a fazer a obra missionária, esse foi o momento de Deus em minha vida, assim digo com toda a certeza de meu coração,  não houve e não haverá arrependimentos em meu coração, pois esse trabalho nosso  é para enaltecer o nome de  Nosso Senhor JESUS CRISTO…
CM-Deixe sua mensagem para aqueles que gostariam de ir, mas tem medo.
O medo, ele existe e é real, quem diz que não teve medo algum encontro  isso perigoso,  agora eu posso dizer que isso é uma coisa boa para sua chamada, pois o medo faz você ter a certeza do IDE, e faz com que você se prepare de uma forma saudável,  correta e segura, e faz você querer IR de verdade, e assim você terá mais êxito em sua missão.   Para não acontecer de quando chegar e se deparar com as situações de risco do desconhecido, das necessidades,  da cultura,  do idioma, do clima,  do cheiro, dos costumes, da comida, da roupa,  das ruas e do clima, etc.  Tudo que seja diferente do que o futuro missionário está acostumado, isso é o desconhecido,  porque é um outro país, não é uma outra cidade do Brasil. Assim você terá a real convicção do seu chamado, e não haverá frustração e nem arrependimento para desistir no começo ou no meio do caminho, pois assim Deus te capacitará com Alegria, Força,  Coragem e Sabedoria e te dará as Vestiduras que necessita para o IR…
“Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do SENHOR é a vossa força. “
Neemias 8:10




..."MIS. IVONE KARKLE"...
Rosa vermelhaUna Mujer Misionera de DIOS, haciendo misiones con Alegria 
en la tierra de Los Andes Chilenos..."Rosa vermelha



3 comentários :

Redes Sociais

Deixe seu Comentário

AS POSTAGENS MAIS LIDAS

Onde Você Está???

Locations of Site Visitors