"FÉ, CORAGEM E O CHAMADO EM VIVER DE MISSÕES"

VIVER OU MORRER EM MISSÕES!!!

MISSIONÁRIOS EMPÍRICOS

 Pr. Teófilo Karkle
Existe um ditado que diz quando uma coisa não é feito de maneira profissional, a dita coisa é "Feito a facão". Também existe outras expressões congêneres para caracterizar alguém sem experiência em algum assunto tal como "Marinheiro de primeira viagem". "Quem nunca comeu mel, quando come se lambuza." Disso queremos abordar neste artigo Missionário.

Missionários Empíricos, são aqueles Missionários que aprenderam a profissão na pratica, na raça, sem formação alguma na área de Missiologia. É valido então que um Missionário seja Empírico? Continue lendo que veras os pontos a favor e os pontos em contra dos Missionários Empíricos.


O Missionário Empírico ele aprende sua Função cometendo muitos erros na sua Missão, mas se esses erros levarem o Missionário a um Aprendizado, a um Amadurecimento, a não cometer mais o mesmo erro, podemos ver nisso um ponto positivo.


Porque existem Missionários Empíricos? Existem os Missionários Empíricos, por que não tiveram uma preparação acadêmica Missiológica, nem uma preparação emocional adequada por varias razões: Citarei as mais comuns: Tudo pode começar que a Igreja não tendo um Missionário preparado, mas a necessidade da Obra exige a presença de um Missionário em certo Campo, acabam enviando o que tem, esse Missionário despreparado passa assumir essa Missão de Urgência, aceitando assumir aquela Obra, se transforma em um Missionário Empírico.


Às vezes ele é um Missionário Empírico por falta de Tempo, pois dedicou o melhor do seu tempo para trabalhar, formar família, adiando seu chamado, deixando passar a oportunidade de se preparar, isso é um ponto negativo na vida de qualquer pessoa. Podemos fazer do trabalho, cuidar da família e junto com todas as atividades fazer Cursos de Missões, é só saber administrar seu tempo.


Outras vezes o Missionário chega a ser um Missionário Empírico por que aceitou ser um Missionário por Convite, existem muitos assim, que são convidados pelo Pastor Presidente. A grande maioria dos Missionários foram chamados desde criança, nasceram num lar evangélico, se criaram dentro da igreja, assistindo a Escola Dominical. Ao chegar à idade de maior fizeram Seminário Teológico e Missiológico e depois foram ao Campo. 


Um Missionário que não teve Curso de Missões, não pode dar por sentado e pronto, tem que correr atrás de conhecimento, correr atrás de Livros Missionários, de Biografia ou de Missiologia para extrair seu autoconhecimento, como Missionários que tem muitos anos de vida e experiência na Missão. 


Lamento que não possa citar certas Conferências Missionárias, como fonte de Conhecimento, pois em certas Conferencias tem de tudo, cantores, pregadores, DVDs, bandeiras, faixas, apelos, menos o Conhecimento. A etimologia da palavra Conferencia é para Conferir Conhecimento, mas na maioria, o conhecimento é ínfimo, mínimo, ficam apenas no sobrenatural de Deus e não na realidade do Mundo perdido sem Cristo.


O mesmo erro se repete nos Congressos de Missões, onde o Conhecimento de Missões que estão oferecendo os grandes Congressos Missionários, não passa de imagens da Miséria, encontrados no Youtube.


Na maioria destes Congressos de Missões só se dedicam a tirar o dinheiro do povo e pregar mensagens de poder, quem grita mais alto no microfone tem mais poder. Nada têm de Missões nestes Congressos, mas sim de Milhões. Missões e Milhões, rimam e se escreve com a mesma quantidade de letras, (sete) mas um é Comércio e o outro é Compaixão, um é Avareza e o outro é Aventura.


Adquirir novos Conhecimentos é necessário para todos, os que já estão há muito tempo em Missões e os que estão dando os primeiros passos, para os Veteranos, como para os Marinheiros de primeira viagem.


Veja um erro que cometeu o William Carey, conhecido como: "O Pai das Missões Modernas" No filme feito a partir da sua biográfica, ele transformou todo seu dinheiro em comprar Tesouras para levar para a Índia e vender aos cidadões do lugar onde ele se estabeleceu. Quando foi vender suas Tesouras na Feira, todas as barracas vendiam este mesmo produto.


A parte negativa de ser um Missionário Empírico é que o seu conhecimento pode chegar a ser apenas um conhecimento superficial sensitivo e subjetivo.


Você que se encaixa dentro do perfil do Missionário Empírico, tem que observar a atuação de outros Missionários, pela internet, vídeo e livros, para aplicar aquela boa observação das experiências vividas por outros Missionários, para poder ter uma referência, algo para ser imitado.


É preciso, portanto que o Missionário Empírico seja cauteloso, para não se achar o Experto de tudo, prometendo coisas que não vai poder fazer, mas também não pode se esconder atrás de uma Falsa humildade, na hora, por exemplo, de encarar um púlpito e ficar dizendo: Irmãos eu nem sei ler... Irmãos eu só tenho a quarta série. Eu já ouvi pessoas que não sabia ler e não estudaram, mas falava com a graça de Deus parecendo ser doutores. Mas é muito feio quando o Empírico começa a metralhar os que estudaram e os que têm graduação e formação Missiológica e Teológica.


Todo Missionário deve ser cheio do Espírito Santo para poder cumprir com sua Missão. (Atos 1.8) "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra". (Atos 5.32).  "E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem". O Espírito Santo é fonte de inspiração e conhecimento para todos, portanto dele deve ser nossa fonte inspiracional.


Meu conselho como Missionário de quase meio século de vivencia no Campo, te aconselho a que procure viver e ter uma vida de oração e estudo da Palavra de Deus de maneira regular e nunca deixar a Oportunidade de se Preparar para as Missões, para que menos erros sejam cometidos na pratica do oficio missionário. 

0 comentários :

Redes Sociais

Deixe seu Comentário

AS POSTAGENS MAIS LIDAS

Onde Você Está???

Locations of Site Visitors